sexta-feira, 20 de junho de 2008

Quem avisa ...

4ª FROTA: Vergonha para os cúmplices do império
Surgiu em 1943 para lutar contra os submarinos nazistas e proteger a navegação na América do Sul durante a Segunda Guerra Mundial. Foi desativada em 1950 por ser desnecessária. O Comando Sul supria as necessidades hegemônicas dos Estados Unidos em nossa área. Contudo, acaba de renascer a 4ª Frota (estadunidense), depois de 48 anos, e seus fins intervencionistas não é preciso demonstrar.
A decisão foi anunciada na primeira semana de abril, quase um mês depois do território do Equador ser atacado com bombas e tecnologia dos Estados Unidos e por pressão deles, matando e ferindo cidadão de diversos países, o que causou profunda rejeição na reunião do Grupo do Rio na República Dominicana.
Pior ainda: o fato acontece quando é quase unânime o repúdio à desintegração da Bolívia, promovida pelos Estados Unidos.
Os Estados Unidos possuem dez porta-aviões do tipo Nimitz, cujo parâmetros são: deslocamento de 101 mil a 104 mil toneladas de carga máxima; comprimento de coberta 333 metros; largura 76,8 metros dois reatores nucleares; velocidade que pode atingir 56 km/h; 90 aviões de guerra.
Nem um só país no mundo possui um navio similar a estes, equipado com soisticadas armas nucleares, que podem aproximar-se a poucamilhas de quaisquer de nossos países. O próximo porta-aviões, o USS.

Gerald Ford, será de novo tipo: tecnologia Stealth invisível para os radares e armas eletromagnéticas. A principal empresa construtora de um tipo ou do outro é a Northrop Grumman, cujo atual presidente também faz parte da direção da empresa petroleira dos Estados Unidos Chevron-Texaco. O custo do último Nimitz foi de 6 bilhões de dólares,
sem incluir aviões, projéteis e gastos de operação. Com esse dinheiro daria para salvar a vida de milhões de crianças.
Qual o objetivo declarado da 4ª Frota? “Combater o terrorismo e as atividades ilícitas, como o narcotráfico”, assim como enviar uma mensagem para a Venezuela e o resto da região. Anuncia-se que começará a operar em 1º de julho próximo.
Os Estados Unidos já têm as 2ª, 3ª, 5ª, 6ª e 7ª frotas espalhadas pelo Atlântico Ocidental, Pacífico Oriental, Oriente Médio, Mediterrâneo, Atlântico Oriental e Pacíico Ocidental. Faltava apenas a 4ª Frota para dominar todos os mares do planeta.
Os porta-aviões e as bombas nucleares com que ameaçam nossos países servem para semear o terror e a morte, mas não para combater o terrorismo e as atividades ilícitas.
Deveriam servir também para envergonhar os cúmplices do império e multiplicar a solidariedade entre os povos.

Fidel Castro Ruz
Caros amigos